domingo, 14 de junho de 2009

A nível de informação: Endometriose


Hoje eu gostaria de postar sobre um assunto diferente.

Por observar diariamente um número expressivo de mulheres portadoras de endometriose, decidi postar hoje a respeito desta doença, para que nós mulheres, portadoras ou não, possamos ter mais informações.

A endometriose é uma doença que acomete de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. É a chamada doença da mulher moderna, que se vê obrigada a executar inúmeros papéis ao mesmo tempo. Atualmente, as mulheres têm menos filhos e, conseqüentemente, mais menstruações. Além disso, com a dupla jornada, muitas estão mais sujeitas ao estresse e à má alimentação, que prejudicam as defesas naturais do organismo. Estes dois fatores contribuem para a crescente incidência da endometriose.

É uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.

A cada menstruação o tecido endometriótico sangra causando dor pélvica, dor durante a relação sexual, queixas urinárias, intestinais e infertilidade.

Os sintomas mais comuns incluem: Dor pélvica cíclica que ocorre antes e durante a menstruação; dor durante ou logo após o ato sexual; dor pélvica crônica; infertilidade; sintomas urinários com micções dolorosas; dor na região lombar baixa (costas).

Não existe prevenção da endometriose, mas aquelas que usam anticoncepcionais orais para o controle da gestação tem uma menor incidência da doença.

O diagnóstico precoce é importante, não só para melhora da qualidade de vida da mulher como também para evitar que a doença venha a atrapalhar o desejar engravidar.

Então meninas, a melhor maneira de prevenir a endometriose é procurar seu médico regularmente e principalmente caso haja algum dos sintomas relacionados acima.


Lembre-se: "A informação é o melhor caminho para viver melhor..."

Um comentário:

Suzaninha disse...

Olá Dany, obrigada por participar da minha troquinha, fiquei muito feliz! Amiga passa lá no blog e deixa o teu e-mail no link da troquinha tá! Ótima semana pra você!
Beijos